terça-feira, setembro 26, 2006

Interfaces

Outro dia, li este artigo do Joel que faz um review às avessas de um celular, e me lembrei de um problema de interfaces que eu presenciei recentemente.

Estava no Banco do Brasil, esperando na fila para usar a única máquina que emitia cheques da agência. Na minha frente, um senhora estava tentando fazer algo bem simples: imprimir um extrato. A sequência era mais ou menos essa:

  1. Insere e retira o cartão do leitor
  2. Selecione a opção desejada (são necessários uns 3 cliques até selecionar Extrato impresso)
  3. Digite sua senha de 6 digitos
  4. Digite seu código de 3 letras
  5. Insira e retire seu cartão para confirmar
Neste momento, se tudo desse certo, o extrato seria impresso. Só que no caso dela, provavelmente o cartão estava bloqueado por algum motivo. O resultado era que a seguinte mensagem aparecia na tela: Cartão bloqueado, utilize Terminal BB. A senhora em questão olhava a mensagem estupefata e repetia a operação....istou durou uns 10 minutos, até ela desistir.

É interessante analisar um fato: a senhora esta numa agência do Banco do Brasil, também conhecida como BB, usando um Terminal. Dificilmente consigo achar uma definição melhor para isso do que Terminal BB. O seja, basicamente o sistema mandava ela utilizar um terminal do banco do brasil pra resolver a questão do cartão dela, coisa que ela já estava fazendo, e mesmo assim não deu certo.

Isto já aconteceu comigo ! E devo dizer que ainda não sei como o Terminal BB pode me ajudar, porque eu pesquisei várias opções e nenhuma delas era a boa. Quando bloqueei meu cartão, a única salvação foi ir até a minha agência de origem e desbloquear com o gerente. Daí, ia até o terminal bb pra emitir uma nova senha.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home