sábado, setembro 23, 2006

Funções inline 2

O meu último artigo com o título de "Funções inline" acabou gerando uma contestação interessante, dizendo que o artigo ao qual eu me referenciava não se tratava de funções inline mas, sim, de conceitos relativos a uso de funções em linguagens que suportam programação funcional. Bom, como não sou dono da verdade, fui atrás de uma definição formal de funções inline e eu estava errado. Certamente um melhor título para o artigo seria "Funções e programação funcional" ou alguma coisa do tipo. Para deixar os conceitos mais claros, segue uma boa definição de funções inline. Segundo a definição formal, funções inline são parecidas com o conceito de macros que aparece em muitas linguagens de programação. Eu acabei usando o termo funções inline de forma indiscriminada no meu artigo para referenciar a capacidade de se declarar funções anonimamente na mesma linha em que se está chamando uma outra função (isto, em inglês, acaba sendo chamado como "inline" também, mas significa outra coisa). Enfim, espero que esteja esclarecido este ponto. Sempre é bom ouvir outros pontos de vista e esclarecer nomenclaturas! :)

1 Comments:

Anonymous lullis said...

Grande Léo...

Agora sim, nota 10!

Realmente, estranhei vc ter usado o termo funções inline pois elas são as "poor man's macros" do C++. Mas a confusão é compreensível. ;-)

Falando em macros, já te arrumei um tópico para mais um post. Comparação de macros em C, funções inline, e macros de Lisp. Lisp macros são tão interessantes que restauram a minha fé na humanidade :)

9/24/2006 02:07:00 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home