quarta-feira, maio 17, 2006

Google WebToolkit

A Google é uma das poucas empresas que eu conheço que consegue superar minhas espectativas a cada novo lançamento. É incrível a capacidade que eles tem de desenvolver produtos interessantes, e sobretudo a capacidade que eles tem de oferecer ferramentas de alto nível para desenvolvedores.

O mais novo exemplo é o Google WebToolkit, que acaba de sair do forno. A idéia é fornecer uma API para facilitar a programação de aplicativos WEB AJAX em Java. Eu só li a documentação, e portanto tenho no momento uma visão superficial do sistema. Mas basicamente a idéia é que o desenvolvedor escreve uma interface gráfica em Java, como se fosse um programa desktop com interface SWING, e o Google WebToolkit compila sua página em código Javascript. Se não me engano, o funcionamento é muito parecido com o Java Server Faces da Sun.

Vantagens desse mecanismo:

  1. Torna o processo de desenvolvimento de interfaces mais rápido, sobretudo para aqueles que não são experts em Javascript (e nem querem se tornar), e para aqueles que querem manter a compatibilidade de browsers
  2. Facilita o processo de debug, uma vez que pode se utilizar JUnits e  debuggers de Java para testar a interface
  3. Permite acesso a todas as funcionalidades da API Java...eles que se virem pra traduzir isso em  Javascript.

Para aqueles que trabalham com Eclipse, mais um ponto interessante: o  GWT já vem com um  script projectCreator, que cria toda a árvore de arquivos, scripts e classpath necessários para criar um projeto dentro do IDE. 

Bom, por enquanto é só pessoal. Assim que tiver mais detalhes, entro em contato.