domingo, maio 28, 2006

Comunidades Software Livre

Eu acho que em algum post antigo deste blog eu já reclamei da falta de documentação decente da maioria dos projetos de software livre. Até projetos do porte do Eclipse e jakarta-Apache são bem fracos nesta parte. A Jakarta fornece uma documentação geral bastante interessante, sobre conceitos dos sub projetos deles, e sobre instalação básica, quick install, etc... Mas quando se precisa de detalhes de configuração e coisa mais profissionais, aí a documentação não dá conta (por exmplo: até hoje não consegui encontrar uma lista completa dos validadores disponíveis no struts, com sintaxe, parâmetros e coisas do gênero). Nessas horas, essa falta de documentação é compensada pelas listas de discussão dos projetos. Uma característica muito forte da comunidade OpenSource/Software livre é a facilidade com que se consegue trocar informações e idéias com usuários e desenvolvedores. Recentemente, tive dificuldades pra resolver um problema da minha aplicação struts: pesquisei durante dois dias em documentação, blogs, artigos, e simplesmente não conseguia encontrar a forma de fazer o que eu queria. Daí resolvi me cadastrar na lista de usuários e desenvolvedores do projeto: em duas horas consegui uma resposta, e de quebra ainda tirei dúvida de duas pessoas e treinei meu inglês. Eu já tinha tido a oportunidade de usar estas listas quando trabalhava com programação de barramento Firewire em Linux. Aconselho fortemente o uso deste recurso, mas sempre respeitando as regras das listas. E sobretudo: uma boa pesquisa prévia sobre o assunto é sempre bem vinda.

2 Comments:

Anonymous Leonardo Garcia said...

Oi Miguel,

Apenas um comentário em relação a este post: o que mais incomoda as vezes é o fato de que para a comunidade de software livre a documentação é o código (isto muitas vezes, inclusive, é explicitamente declarado dentro do código).

Mas, enfim, isso não significa q eu sou contra software livre, muito pelo contrário, até porque, como você sabe, eu trabalho com software livre.

Um abraço,

Leonardo Garcia

6/11/2006 07:27:00 PM  
Blogger Miguel Galves said...

Voce tem razão leo. Uma vez, estava usando uma taglib que gerava gráficos em struts..a documentação estava TODA errada e desatualizada (at´comentei isso aqui no blog). Só consegui usar a lib porque os comentários do arquivo XML estavam corretos, e o eclipse exibia esses comentários quando ia escrever uma tag ! Mas infelizemnte, muitas vezes nem os comentários são bem feitos..afinal, todos nós sabemos que em geral computeiro tem preguiça de comentar decentemente :-)

6/11/2006 11:40:00 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home