terça-feira, janeiro 03, 2006

Teste simples de qualidade de desenvolvimento

O artigo The Joel Test: 12 Steps to Better Code propõe um pequeno teste, transcrito abaixo, para verificar a qualidade do seu ambiente de desenvolvimento. Apesar de simples, aborda pontos importantes para qualquer ambiente de desenvolvimento, e parece um bom ponto de partida para uma avaliação básica. 1. Do you use source control? 2. Can you make a build in one step? 3. Do you make daily builds? 4. Do you have a bug database? 5. Do you fix bugs before writing new code? 6. Do you have an up-to-date schedule? 7. Do you have a spec? 8. Do programmers have quiet working conditions? 9. Do you use the best tools money can buy? 10. Do you have testers? 11. Do new candidates write code during their interview? 12. Do you do hallway usability testing?

2 Comments:

Anonymous Ricardo Capitanio said...

Eu descordo da sua crítica. Ele não falou em ferramentas pagas, mas sim que "o dinheiro pode comprar".
As ferramentas que você utiliza não tem custo? Discordo. O tempo que você utiliza no aprendizado pago pela sua empresa não é envolve dinheiro??????
Na minha opinião ele quis ser mais amplo e você leu a frase interpretando "o que você pode pagar" como "software proprietário".
Olhando as ferramentas de software livre que você citou... será que você utiliza elas ao máximo? Quantos bugs você encontrou na última semana? Melhor... quantos bugs você consertou em 2005?
Será que você utiliza a melhor ferramenta que o dinheiro pode comprar????

1/04/2006 01:52:00 PM  
Blogger Miguel Galves said...

Em relação ao comentário sobre se eu uso a melhor ferramenta que o dinheiro pode comprar..bem, isso pode ir muito longe, porque gosto não se discute, e cada desenvolvedor tem suas preferências (tem gente que ainda briga pra saber se Emacs é melhor que VI).

O fato é que existe um conjunto de ferramentas profissionais de alta qualidade e você pode trabalhar muito bem com qualquer uma delas. Eclipse+CVS com certeza são ferramentas de alta qualidade.

Concordo que talvez tenha levado a frase ao pé da letra demais, em relação à interpretação de software pago. Alguns dirão que é birra minha com software proprietário. Mas simplesmente quis ressaltar o fato que dentre o conjuynto de ferramentas profissionais, existem algumas boas escolhas abertas e livres.

1/04/2006 02:34:00 PM  

Postar um comentário

<< Home