terça-feira, janeiro 10, 2006

Pequena biblioteca AJAX

Nas últimas semanas tenho desenvolvido muitas coisas usando a técnica AJAX...digo técnica porque usar a palavra tecnologia neste caso não me parece apropriado. Mas isso é assunto pra outro tópico.

Os resultados finais são bem interessantes e satisfatórios: as interfaces geradas com Javascript+XML+requisição assíncrona são bem mais próximas de desktop, leves e dinâmicas, e a comunicaçao entre navegador e servidor é feita de forma muito eficiente e rápida.

Minha única ressalva é que, pra quem usa algum framework como struts como eu estou usando atualmente, o uso de AJAX força a ter que reescrever em javascript muitas das funcionalidades já existentes.

Meu sonho de consumo atualmente seria um bom conjunto de taglibs que gerasse código de requisisição e validação de formulários usando AJAX, deixando o código mais limpo e evitando algumas gambiarras necessárias. Existem algumas libs por aí, mas sinceramente nenhuma delas conseguiu chamar a atenção. Quem sabe um dia não me animo a escrever uma.

Mas enquanto não acho a solução ideal, estou usando uma solução caseira desenvolvida inicialmente por um colega e com algumas extensões minhas: o arquivo ajax.js possui um conjunto de funções que facilitam o uso de AJAX, tanto no acesso aos dados do arquivo XML quanto no acesso e modificação do DOM HTML. Está bem simples e sem nenhuma pretensão de ser uma biblioteca definitiva. Mas pode ser uma mão na roda para quem está começando. Comentários, sugestões e críticas são bem vindos.