quarta-feira, janeiro 11, 2006

Mac com Intel

Revendo meus posts neste blog, percebi que não tem nada sobre Macs. Quem lê nem percebe que sou um macmaníaco de carteirinha, sempre tive macs em casa (um SE, um Performa, um iMac, um Powerbook 5300 e em breve um G4..ou intel...who knows !), e a idéia de ter um computador pessoal rodando algo que não seja Mac OS (sobretudo depois do X) me é totalmente desagradável.
Mas antes tarde do que nunca. Eis o primeiro post.... Depois da notícia da troca dos processadores IBM G5 por processadores Intel, a Apple acaba de lançar os primeiros iMacs com processadores Intel. Alguns sites relacionados: Apple - iMac Jobs: New Intel Macs are 'screamers' | Tech News on ZDNet Apple lança primeiro iMac com processador Intel - 10/01/2006 Além disso, os novos laptops mudaram de nome...se chamarão MacBooks. (Mac Rumors: Intel Transition, MacBook Name, and Windows on Mac?, Apple - MacBook Pro ) Nesse momento, acabo de decidir que irei esperar mais um tempo antes de comprar meu laptop.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

essa noticia ja está rolando há algum tempo e a apple devia ter vergonha de fechar parceria com uma empresa que só tem vendas em micros de supermercado.

a apple ja foi boa, hoje em dia é atraso querer comprar mac com esses processadores fracos da intel, seja notebook ou qualquer outra coisa que seja apple...

tem que ser um tapado ou uma pessoa que *pensa* estar investindo em qualidade sendo que tá por fora completamente das novidades do mercado...

gostaria de saber quem foi o pai do contrato assinado, devia estar sob efeito de alguma droga. =/

já no seu caso, deveria se contentar com um celeron, que é uma pura cópia frustrada e errada de bons processadores, já que aposta nesse projeto sem futuro. Ou senão, espere o Cell da IBM fazer o estrago, acabando com essas empresinhas que pensam fazer bonito, vendendo processadores a preço de ouro que não valem nem 1/3 do preço.

com isso a intel se beneficiou de EX-boas tecnologias da apple, agora tudo vai ficar uma porcaria só... processadores horríveis em hardwares de qualidade, que já estão perdendo também por carregar o nome intel...

é lamentável quem aposta nisso...

1/12/2006 12:24:00 PM  
Anonymous Ricardo Capitanio said...

Olá Mr Anonymous...

Hipoteticamente, alguem, com "grana infinita", o que compraria de "qualidade" na sua opinião???

1/12/2006 01:52:00 PM  
Blogger Miguel Galves said...

Sr Anonimo, gostaria de adicionar uma pergunta à pergunta formulada pelo Ricardo: qual computador você usa ?

Comentando a novidade: a noticia da troca de processadores num primeiro momento me deixou preocupado. Afinal, sempre tive a crença na superioridade do PowerPC e da arquitetura RISC. Mas após ler bastante sobre os faots, cheguei às seguintes conclusões:

1) A parceiria com a Apple pode abrir caminho pra Intel criar novas arquiteturas. Afinal a útlima coisa que a Apple quer é se igualar aos PCs de fundo de quintal.

2) No fundo, o que eu quero mesmo é usar o sistema Mac OS. Desde o OS X, tenho a qualidade de um sistema Unix com a praticidade, facilidade e beleza de uma interface Apple. O resto é resto.

1/12/2006 02:18:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Citação
___________________________________
Hipoteticamente, alguem, com "grana infinita", o que compraria de "qualidade" na sua opinião???
___________________________________

Depende do alguem meu caro amigo... se fosse um fanático por microsoft, apostaria no windows vista, se fosse intel maníaco, apostaria na intel, e assim por diante...

se eu tivesse grana infinita obviamente que antes eu compraRIA um Mac, mas agora, com intel no core da apple, eu nao compro mais... esperaria sair o Cell pra deixar todos no chinelo, mas enquanto não sai, me contentaria com um Opteron SP 64 numa motherboard Abit nForce4 C19 e um monitor de 17 LCD, com um casemod alienware =P


--
Citação

___________________________________
a qualidade de um sistema Unix com a praticidade, facilidade e beleza de uma interface Apple. O |resto é resto.
___________________________________

Qualquer sistema open-source pode ter as características de um mac, desde a beleza até níveis de configuração. Se duvida, procure ler melhor os manuais do mundo open-source e se interar nas novidades...

Neste caso, se Mac é Mac e resto é resto, eu mudaria a frase para Mac é Intel, Intel é resto...

1/12/2006 02:52:00 PM  
Blogger Miguel Galves said...

Anonimo..que tal assinar ? Iria melhorar a discussão.

Citando:
"Qualquer sistema open-source pode ter as características de um mac, desde a beleza até níveis de configuração. Se duvida, procure ler melhor os manuais do mundo open-source e se interar nas novidades..."

De fato você tem razão. Trabalho com sistemas open source a muito tempo, desenvolvendo em Linux pra Linux, e sei que é possível eu deixa ro sistema com a cara que desejar.

Mas você sendo uma pessoa por dentro do mundo open source, e aparentemente dentro do mundo da tecnologia, deve saber que customizar uma interface não é tão simples assim, e que Desktop em Linux, apesar das melhorias gritantes do KDE e Gnome, ainda não está perfeito. Aliás, eu em geral uso linha de comando pra fazer minhas tarefas diárias.

Last but not least: pra computador pessoal, eu não quero ter que ficar programando o sistema.

1/12/2006 03:02:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Citação

Mas você, deve saber que customizar uma interface não é tão simples assim.


Realmente concordo com você, se o que você chama de customizar é baixar o código-fonte do tema e compilar... e olhe lá, pois o kompile é um software que compila os sources dos programas... inclusive temas...

Caso contrário você está errado. Não sabe que o KDE 3.5 inclui o SuperKaramba? Não sabe que o KDE 4 terá suporte nativo ao Dashboard da Apple?

Qual a dificuldade de baixar o tar.gz de um tema de ícones e adicionar no kcontrol?
também acho difícil customizar ícone a ícone uma interface como o KDE... acho que o Kcontrol ajuda né?


Citação
___________________________________
Apesar das melhorias gritantes do KDE e Gnome, ainda não está perfeito.
___________________________________

Por que? Você espera ele ser como o Mac para chamá-lo de perfeito?

E Mac OSX é perfeito?

NADA é perfeito... e outra... o Alvo do projeto KDE na versao 4 é justamente o Mac OSX, mas não pra ser igual, ter este look and feel que todos conhecem, e sim, pra ter um melhor =P


Citação:
___________________________________
Aliás, eu em geral uso linha de comando pra fazer minhas tarefas diárias.
___________________________________

Talvez seja por isso que disse lá embaixo que pra computador pessoal você não quer ter que ficar programando o sistema... e... na hora de escolher uma distribuição Linux pra ver se ele pode com Mac, não escolha Slackware =====P

1/12/2006 04:14:00 PM  
Anonymous Ricardo Capitanio said...

Olá Mr Anonymnous,

Era o que eu esperava... uma bomba atômica para matar uma formiga.
Além do mais, você se baseou em "mania" para dar a reposta:

"Depende do alguem meu caro amigo... se fosse um fanático por microsoft, apostaria no windows vista, se fosse intel maníaco, apostaria na intel, e assim por diante..."

Então quer dizer que tecnologia tem nada a ver com religião? Depende de gostos fanáticos?
Para mim não. É um compromisso entre o que se pode gastar e o do desempenho desejado para a aplicação, se baseando no peso de uma série de variáveis, que dependem do negócio a ser analisado.
Uma resposta "depende", é até bem vinda, desde que seja para perguntar qual o uso seria feito com a máquina, pré-requisitos, ambiente, etc etc etc.
Outro fato interessante é que para você desempenho se resume a processador e placa mãe. O resto não importa?
Linux, e outros sistemas operacionais open-source são ótimas alternativas. Mas cada caso é um caso e deve ser estudado para o melhor balanço custo/benefício para quem for realmente usar o sistema.
E para instigar ainda mais:

"(...)you really must test your applications on both AMD and Intel platforms in order to properly decide which is the faster alternative - the results can be surprising. Before we started testing, we suspected the floating point intensive Cplex application would be much faster on the AMD platform, but we were wrong. Although Intel's new dual core Xeon can't outperform the AMD Opteron under conventional server environments, it is likely to give AMD a solid beating in the virtualization space."
Extraído de:

1/12/2006 06:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Citação
___________________________________
Era o que eu esperava... uma bomba atômica para matar uma formiga.
___________________________________

Que interessante, eu aposto que se um usuário só precisasse de uma máquina para gerenciar suas tarefas diárias, não escolheria nem um Mac de 12.000 reais e nem um Opteron Server Processor, neste caso, o que seria uma bomba atômica pra matar uma formiga? reveja seus conceitos.


Citação
___________________________________
Então quer dizer que tecnologia tem nada a ver com religião? Depende de gostos fanáticos?
Para mim não.
___________________________________

Em partes sim camarada quem usa defende, por algum motivo, mas defende. Você não usaria um sistema operacional por exemplo que não lhe atenda, sendo que você tem outroS que atendeM.


Citação
___________________________________
É um compromisso entre o que se pode gastar e o do desempenho desejado para a aplicação, se baseando no peso de uma série de variáveis, que dependem do negócio a ser analisado.
___________________________________

ainda bem que tinha dito sobre uma pessoa que possuía grana infinita...

pois quem possui grana infinita não se limitaria somente em comprar carcaças pra colocar em cima da mesa e chamar aquilo de um computador, pra início de conversa.


Citação
___________________________________
Outro fato interessante é que para você desempenho se resume a processador e placa mãe. O resto não importa?
___________________________________

Talvez a memória RAM? =D
O resto é intel, vou me importar com o resto pra quê? sendo que a qualidade está muito mais acessível, em vários termos. A flexibilidade dos processadores da AMD são muito superiores. Estude sobre eles. O Intel Xeon não faz nem a metade de um Opteron com a metade de sua potência...

A não ser que o resto que você esteja falando é sobre um hd ultra ATA SCSI, um gravador de DVD, uma fonte de 500W... ¬¬


Citação
___________________________________
Linux, e outros sistemas operacionais open-source são ótimas alternativas. Mas cada caso é um caso e deve ser estudado para o melhor balanço custo/benefício para quem for realmente usar o sistema.
___________________________________

isso é... mas estou desencorajando alguém a usar Mac OSX?

- não.


Citação
___________________________________
E para instigar ainda mais (segue noticia, sem fonte)
___________________________________

eh, eh, eh... por que será que os estados unidos inteiro concordam?

por que será que o pc para todos vem com intel?

por que será que a AMD é o alvo do mercado?

... estranho não?

1/12/2006 08:43:00 PM  
Anonymous Ricardo Capitanio said...

Bom os pontos estão aí.
Somente gostaria de corrigir a falha do blogger.com que no preview mostrou a fonte e na hora da publicação eliminou o link:
http://www.tomshardware.com/2005/12/29/amd_and_intel_servers_compete_for_ultimate_virtuality/

1/15/2006 04:25:00 PM  

Postar um comentário

<< Home