terça-feira, dezembro 13, 2005

Desenvolvimento em Firefox

Quem já desenvolveu interfaces web com CSS e Javascripts sabe que fazer uma interface bem feita e funcional em qualquer navegador podeser (e com certeza será) um processo longo, cheio de erros e dores de cabeça. Essa experiência pode ser ainda pior, graças às ótimas mensagens de erro padrão dos navegadores, principalmente do IE (algo do gênero "Objeto necessário - Linha 5"....daí você pede pra ler o código fonte, e o dito cujo vem no Notepad). Felizmente, alguns programadores já passaram por problemas deste tipo e criaram ferramentas para ajudar no processo de desenvolvimento, pelo menos para Firefox. Algumas extensões podem ser uma mão na roda e economizam horas preciosas de desenvolvimento útil. Dentre as extensões, vale destacar uma: WebDeveloper. Disponível no site da firefox, ela permite mexer em quase todos os parâmetros de uma página em tempo real, destaca tabelas, divs, imagens, exibe tamanhos, fontes, permite edição de folha de estilo.... Quem conhecer alguma ferramenta do genero para IE, de preferência FREE, favor entrar em contato.

2 Comments:

Blogger Alexandre said...

Para o IE você pode utilizar o
Internet Explorer Developer Toolbar. Não é tão bom quanto o WebDeveloper, mas tem diversas funções similares.

A Microsoft disponibiliza esta extensão gratuitamente em seu site. Basta buscar no google e vc encontrará o link para o download no site da Microsoft.

12/13/2005 05:59:00 PM  
Blogger Miguel Galves said...

De fato o Internet Explorer Developer Toolbar é bastante bom, e possui diversas funções úteis para debug. Outro elemento que acabei instalando é o Script Debugger, também disponível no site da MS, e que melhora muito o processo de dbug de javascript.

12/14/2005 12:07:00 PM  

Postar um comentário

<< Home